CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), doutorado (2007) e pós-doutorado (2008) em Informática pela Université Paris 6 (Pierre et Marie Curie). Foi Engenheiro de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa MASA Group (2008-2012), atuando no desenvolvimento de sistemas inteligentes para as áreas de defesa e segurança (simulação militar e gestão de crises). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde coordenou a criação de cursos nos níveis técnico e de graduação na área de jogos digitais, e de pós-graduação em tecnologias educacionais no Instituto Metrópole Digital (IMD). Tem atuado em projetos de pesquisa e extensão nestas áreas. Foi gerente adjunto da Inova Metrópole (2014-2015), a incubadora de empresas de base tecnológica do IMD. É coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais, assim como do Laboratório de Experimentação de Jogos Digitais e Realidade Virtual do IMD. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Jogos Digitais, Jogos Sérios, Gamificação, Tecnologias Educacionais, Aprendizado de Máquina, Inovação e Empreendedorismo.

O futuro da educação e a aprendizagem na era digital

A palestra aborda a evolução do mercado de trabalho para indicar que tipo de habilidades são importantes para o profissional da atualidade. Com essa evolução criou-se um grande descompasso entre o que o modelo tradicional de educação (conteudista) oferece e o que realmente é buscado pelo mercado de trabalho (habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, flexibilidade cognitiva, inteligência emocional, inteligência intrapessoal, inteligência interpessoal, inteligência interartificial).

Além disso, o modelo tradicional não leva em conta a nova realidade dos jovens que são usuários da tecnologia, que estão sempre conectados e são exímios jogadores. Portanto, é preciso haver uma mudança de mentalidade (mindset) dos gestores, educadores e dos próprios educandos para que uma mudança radical venha a ser proporcionada no modelo atual de educação que se encontra falido.

Auditório Professor Otto de Brito Guerra   Abertura do Evento - 25/09/2018 18:00 - 21:00