Muitos
profissionais de saúde - senão todos - são, em muitas vezes,
mensageiros de más notícias, notícias difíceis que não são
fáceis de se dar até mesmo para o próprio profissional, tendo em
vista que tais o faz lembrar dos desafios e finitude. As
pessoas que fazem cursos na área de saúde também o fazem para
auxiliar as pessoas em sua qualidade de vida, ajudar a elas a ficarem
bem dentro de determinados âmbitos, seja combatendo doenças ou nas
atividades de promoção de saúde e prevenção de agravos, que
contribuem para sua melhoria da saúde. No entanto, poucas dessas
pessoas que se formam como profissionais de saúde aprendem que pode
auxiliar esses mesmos indivíduos a ter uma morte confortável, bem
como a conviver ou elaborar o luto de alguém amado que encerra seu
ciclo de vida e vem a óbito. Mas
o que seria uma mannoticia? A morte, a perda de um ente querido ou
uma grave doença podem ser exemplos de más notícias que comumente
são dadas por profissionais de saúde a muitos indivíduos que
muitas vezes os procuram buscando soluções para problemas.
Assim,
faz-se necessário tornar essas momentos das más notícias
mais suportáveis e acolhedores. E uma dessas formas é através das
habilidades de comunicação interpessoal, comunicação verbal e não
verbal. E a partir dessas maneiras de se comunicar notícias
difíceis, os profissionais devem estar preparados também para os
mais diversos tipos de reações por parte de quem as recebe. 01.
Apresentação do treinador, do palestrante e da agenda (05
minutos);
Momento
no qual será feita a apresentação do treinador e do
palestrante, seguida de uma breve apresentação da agenda, a qual
mostra como se dará o seguimento do treinamento/minicurso, bem como
a importância de tal.
02.
Dinâmica de apresentação (05 minutos);
Será
pedido que cada participante se apresente dizendo seu nome, bem como
a faculdade ou universidade na qual estuda.
03.
Conhecimento prévio dos participantes (05 minutos);
Os
participantes serão questionados acerca do conhecimento sobre
comunicação de más notícias, bem como sobre suas experiências
com a temática, de maneira a se abordar o conhecimento prévio de
cada um e de se cruzar as informações uns dos outros, de forma a
se complementarem. Tal momento também é importante, tendo em
vista que dá uma margem maior ao treinador e ao palestrante sobre a
maneira como o restante do assunto será abordado.
04.
Definição de má notícia, notícia difícil (05 minutos);
O
treinador fará uma breve explanação do que seria uma má notícia
ou notícia difícil, dado diferentes contextos. Após isso ele e o
palestrante trarão exemplos de más notícias na prática dos
profissionais da área da saúde.
05.
Protocolo SPIKES (20 minutos);
O
palestrante abordará de maneira teórico prática como se dá a
aplicação do protocolo SPIKES, que é um protocolo de comunicação
de notícias difíceis. Nesse momento será realizada uma abordagem
que engloba desde a definição geral do protocolo, explicando o
significado de cada letra, até como ocorre a aplicação de tal, que
será posta em momento posterior de dinâmica.
06.
Energizer (10 minutos);
Dinâmica
quebra grelo.
07.
Holy play (20 minutos);
Os
participantes serão divididos em pequenos grupos. A cada um desses
grupos será dada uma situação problema a qual ele terá que
encenar, afim de por em prática a aplicação do protocolo
anteriormente discutido. Após isso, ocorrerá uma discussão
acerca dos resultados e, com isso, se objetiva a reflexão de cada
um a partir de sua realidade.
08.
Feedback (05 minutos);
Momento
no qual os participantes terão a oportunidade de dar uma devolutiva
aos treinadores sobre o impacto que a atividade proporcionou na vida
pessoal e acadêmica de cada um, relatando o que foi bom e o que
poderia ser melhorado em treinamentos futuros de acordo com a
perspectiva individual de cada.
09.
Avaliação (05 minutos);
Será
feito um círculo no quadro que estiver disponível no dia. Este
círculo será dividido em quatro partes: uma para a teoria, uma
para a dinâmica, uma para o tempo destinado aos momentos e outra
para o energizer. Cada participante traça uma linha em cada
quadrante deste círculo, que deve sair do centro dele em direção
à borda. Quanto mais próximo da borda for a linha significa que
houve uma maior satisfação do participante quanto a cada item do
treinamento.
10.
Buffering time (10 minutos).
Tempo
destinado a possíveis imprevistos que venham a acontecer. Além
disso, existe a possibilidade de determinadas atividades levem algum
tempo a mais que o previsto devido à grande interação do grupo,
razão pela qual se reservou mais 10 minutos ao tempo total do
treinamento/minicurso.
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