UFRN inscreve trabalhos em vídeos e podcasts para SBPC Jovem

28/08/2020

Hellen Almeida de Agecom

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), vai abrir inscrições para envio de trabalhos a serem apresentados na 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A chamada pública refere-se à SBPC Jovem e Dia da Família na Ciência e vai selecionar vídeos e áudios originados dos projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFRN. As inscrições serão on-line, gratuitas e estarão abertas a partir da terça-feira, 1º de setembro, até o dia 19 de novembro, seguindo o calendário de apresentação dos trabalhos. Veja o link de inscrição e o edital.

Podem inscrever propostas os professores de ensino básico, técnico, superior e técnicos-administrativos da UFRN e instituições parceiras. As propostas para a exibição devem ser vídeos/áudios produzidos pelos projetos nas categorias de: apresentação de projetos, experimento virtual, oficina ou visita virtual (museu ou laboratório) no formato de vídeos ou podcast. Os vídeos/áudios deverão ser anexados ao formulário de inscrição.

As atividades da SBPC Jovem e Dia da Família na Ciência vão acontecer em formato integralmente remoto e estarão distribuídas nos dias 10 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro. As atividades consistirão na exibição de vídeos/áudios, que serão selecionados pela Comissão Executiva Central da SBPC.

A SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência são atividades realizadas paralelamente à Programação Científica da Reunião Anual da SBPC. As programações acontecerão nos sábados subsequentes às atividades científicas do evento e devem ficar com visualização disponível por um mês, quando entram novas atrações em destaque.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Extensão, Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho, a partir do dia 10 de setembro, a Proex vai disponibilizar cursos pela plataforma AVAProex para auxiliar a produção de material audiovisual e podcasts. “O curso será ofertado por meio de uma parceria entre a Superintendência de Comunicação (Comunica), a Secretaria de Educação a Distância (Sedis) e a Proex”, ressalta. O edital estará disponível ainda na página da Proex.

Com o tema Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI, a versão estendida da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entre os meses de setembro e dezembro. Pela primeira vez, toda a programação acontece de forma online, em quatro períodos distintos: de 1º a 4 de setembro; de 6 a 9 de outubro; de 3 a 6 de novembro; e de 1º a 4 de dezembro de 2020.