SBPC Cultural lança edital para seleção de artistas e grupos culturais

19/12/2019

Hellen Almeida

Artistas e grupos culturais podem se inscrever para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2020).  O edital de chamada pública foi lançado pela Comissão SBPC Cultural nesta terça-feira, 17. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de fevereiro de 2020. A 72ª Reunião Anual da SBPC acontece entre os dias 12 e 18 de julho de 2020, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o tema Ciência, educação e desenvolvimento sustentável para o século 21.

Podem participar da seleção artistas e/ou grupos das áreas de música, teatro, dança, artes visuais, poesia, cultura popular e demais áreas artísticas e culturais. A chamada pública contempla a realização de apresentações artísticas e culturais, oficinas e rodas de conversas, denominadas de ciranda de saberes, com temáticas relevantes para as artes e a cultura.

As apresentações irão acontecer em três espaços distintos durante a Reunião, que são: um palco grande para apresentações de até 30 minutos; um palco médio para apresentações de até 15 minutos; e um gramado e/ou espaço com tenda, para a realização de cirandas de saberes e oficinas com duração de até 60 minutos.

As inscrições, que são gratuitas, serão realizadas exclusivamente online por meio do e-mail sbpccultural@reitoria.ufrn.br, colocando como assunto Chamada pública SBPC CULTURAL 2020 no título do e-mail. Os documentos indicados no edital deverão ser enviados, em um único e-mail com arquivos anexados, até às 23h59 do dia 2 de fevereiro de 2020, horário local.

Os projetos serão avaliados em duas etapas: habilitação, quando serão consideradas habilitadas as propostas que, rigorosamente, estiverem com as orientações relativas à inscrição cumpridas e com a documentação encaminhada; e avaliação e seleção, que será realizada pela Comissão SBPC Cultural segundo os critérios do mérito da proposta, relevância cultural e exequibilidade, ou seja, a adequação e viabilidade de execução da apresentação no evento.

A SBPC Cultural é composta de diversas ações artísticas e culturais que acontecem durante a Reunião Anual, com destaque para as expressões e valores artísticos locais e regionais. Essa atividade será organizada pela UFRN em parceria com outras instituições locais.

Reunião Anual SBPC

A reunião da SBPC na UFRN será estruturada em três partes: científica, Expotec e SBPC Jovem. Trata-se do maior evento científico da América Latina e oferta uma programação gratuita e aberta para toda a população, com conferências, palestras, rodas de conversa, encontros, oficinas e minicursos de todas as áreas do conhecimento. O principal objetivo é aproximar a ciência da sociedade, mostrando que os estudos científicos fazem parte do nosso cotidiano e são necessários para a qualidade de vida da população.

A SBPC é uma entidade civil, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Representa 144 sociedades científicas associadas e mais de cinco mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia.