UFRN e Ufersa juntas na SBPC

12/12/2019

Naryelle Keyse - 28 de Novembro de 2019

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fechou uma parceria para atuação durante a 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na qual a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) terá papel importante na feira de ciências que deve ser realizada durante o evento.

Além da feira de ciências, a Ufersa também participará da montagem da programação. “É preciso mostrar um pouco de como é que se faz ciência dentro do ensino básico no Rio Grande do Norte (RN), principalmente a partir dessa parceria com a Ufersa que tem grande expertise nessa área”, afirma André Gurgel, secretário de gestão de projetos da UFRN.

De acordo com o secretário, desde que a UFRN foi escolhida para sediar a reunião, foi tomada a decisão de buscar parceria com as demais Instituições Federais (IFes) que atuam no estado. “Juntos vamos conseguir fazer um bom encontro e mostrar toda a potencialidade que o estado tem com relação à ciência, tecnologia e inovação”, declara André.

Para Felipe Ribeiro, chefe de gabinete da Reitoria da Ufersa, é uma grande responsabilidade para o estado receber o maior evento de ciência da América Latina e, por isso, a articulação entre as IFes se torna necessária para levar a ciência ao maior número de pessoas possível. “Grande parte dos estudantes, normalmente, não tem grandes eventos científicos por perto para que possa participar. É um privilégio sediar a reunião anual da SBPC para que eles possam entender a dimensão do que é a ciência nas suas mais diversas formas”, confessa ele.

Durante a SBPC, todas as áreas da ciência estarão reunidas para discutir questões relacionadas às políticas de ciência, tecnologia e inovação no país e na América Latina.

SBPC na UFRN

72ª Reunião Anual da SBPC acontecerá na UFRN de 12 a 18 de julho de 2020, com o tema Ciência, educação e desenvolvimento sustentável para o século 21, e será estruturada em três partes: Científica, Expotec e SBPC Jovem. A reunião é o maior evento científico da América Latina e oferta uma programação gratuita e aberta para toda a população, com conferências, palestras, rodas de conversa, encontros, oficinas e minicursos de todas as áreas do conhecimento. O principal objetivo é aproximar a ciência da sociedade, mostrando que os estudos científicos fazem parte do nosso cotidiano e são necessários para a qualidade de vida da população.