3º Distrito Naval e Governo do Estado confirmam participação na SBPC 2020

12/12/2019

Williane Silva - 13 de Setembro de 2019

Seguindo com agenda de visita aos parceiros da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, e o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, se reuniram com Chefe de Estado-Maior do 3º Distrito Naval, comandante Costa Barros, na manhã desta sexta-feira, 13. Já na noite dessa quinta-feira, 12, o encontro ocorreu com a governadora Fátima Bezerra.

Nas ocasiões, foram planejadas ações conjuntas para organização e execução do evento científico e tecnológico. Parceira da UFRN e da SBPC, na edição de 2010 da Reunião Anual, quando a universidade sediou o evento, a Marinha do Brasil confirmou participação no evento de 2020, que acontecerá novamente na instituição de ensino de 12 a 18 de julho, com o tema Ciência, educação e desenvolvimento sustentável para o século 21.

O reitor Daniel Diniz citou que a 72ª edição do evento segue, de forma geral, a mesma proposta da Reunião Anual realizada há quase dez anos, com programação gratuita e aberta a toda população. O professor lembrou ainda de ações conjuntas entre a UFRN e a Marinha, como a atuação no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, onde são desenvolvidas pesquisas científicas que se configuram de forma estratégica para o país nos aspectos político e econômico, por ter proporcionado o alargamento no limite da fronteira brasileira.

Para o presidente da SBPC, Ildeu Moreira, a Marinha vem contribuindo com a realização do encontro ao longo dos anos, atraindo boa participação de visitantes, especialmente do público jovem, que é foco da Reunião Anual da SBPC para fomentar na juventude o interesse pela ciência.

O chefe de Estado-Maior do 3º Distrito Naval, comandante Costa Barros, citou ainda outras atividades da Marinha que necessitam de conhecimento científico e tecnológico e que são de interesse público, como a Base da Antártica e o submarino nuclear, mostrando que a instituição tem interesse em apresentar essas e outras ações militares à sociedade.

Agenda de visitas
Na noite, dessa quinta-feira, 12, a comissão organizadora da Reunião Anual da SBPC 2020 esteve com a governadora Fátima Bezerra, quando a gestora também confirmou participação na realização do evento. “Não mediremos esforços para apoiar a realização de mais uma edição da SBPC no RN. Vamos envolver e integrar as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo, a Fapern e a Fundação José Augusto”, enfatizou Fátima.

No dia 12 de setembro, houve ainda encontros com a Polícia Federal, Tribunal de Justiça do RN, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura do Natal.