SBPC 2020 é apresentada a membros da Prefeitura do Natal

12/12/2019

Wilson Galvão - 13 de Agosto de 2019

A comissão organizadora da 72ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2020), apresentou, na manhã desta terça-feira, 13, as potencialidades do projeto para o prefeito de Natal, Álvaro Dias, para a secretária Municipal de Educação, Cristina Diniz Barreto de Paiva, e ao secretário Municipal de Governo, Paulo Cesar Medeiros. A Reunião Anual da SBPC é considerada o maior evento científico da América Latina e terá como sede a cidade de Natal, com previsão de acontecer entre os dias 12 e 18 de julho de 2020.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, explicou que a edição do próximo ano será focada na ciência, inovação, startups e empreendedorismo. Ele ressaltou o crescimento exponencial apresentado pela SBPC nos últimos anos, sobretudo pela participação dos alunos das escolas públicas da educação básica, e a qualidade acadêmica apresentada.

O prefeito de Natal encaminhou que as secretarias de Educação, Turismo, Cultura e de Governo participem de uma apresentação conjunta a respeito do projeto da SBPC 2020. “Participei de várias SBPCs na época da ditadura e sei da relevância do evento. A Prefeitura vai participar e contribuir, pois acredito ser proveitoso sob vários aspectos, haja vista a envergadura cultural e científica da reunião, com o efeito colateral de divulgação do potencial turístico”, colocou Álvaro Dias. Daniel Diniz ratificou, acrescentando que a participação da prefeitura é importante na divulgação, para o envolvimento dos alunos e na construção da programação cultural.

Coordenador da Comissão, o professor André Gurgel explicou que a programação contempla conferências, palestras, rodas de conversa, encontros, oficinas e minicursos de todas as áreas do conhecimento. “Para as crianças com faixa etária das que estudam nas escolas municipais, temos oportunidades como oficinas para construção de aplicativos e aulas de experimentação científica”, ilustrou o docente, que será o responsável por articular uma explanação às secretarias que estarão envolvidas.