Projeto da SBPC 2020 é apresentado a secretarias de educação

12/12/2019

Wilson Galvão - 9 de Agosto de 2019

A comissão organizadora da 71ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2020), que terá a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como sede, apresentou na manhã desta quinta-feira, 8, na Sala dos Colegiados da Reitoria, as potencialidades do projeto para membros da Secretaria Estadual de Educação e aos secretários de educação dos municípios, este grupo restrito aos gestores das cidades que compõem a região metropolitana de Natal. Prevista para acontecer de 12 a 18 de julho de 2020, a reunião é considerada o maior evento científico da América Latina.

O presidente da comissão organizadora da SBPC 2020, professor André Gurgel, ressaltou aos gestores que a edição do próximo ano será focada em ciência, inovação, startups e empreendedorismo, com a programação contemplando conferências, palestras, rodas de conversa, encontros, oficinas e minicursos de todas as áreas do conhecimento. “Temos a expectativa de repetir o grande público da SBPC deste ano, que reuniu aproximadamente 16 mil pessoas. Agora buscaremos parcerias para ajudar na viabilização do evento em Natal”, afirma.

O vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, endossou o raciocínio, realçando que a promoção da reunião anual da SBPC é impossível de acontecer sem a participação de parceiros potenciais como as secretarias municipais e a própria Secretaria Estadual de Educação. “Pela experiência das duas vezes em que a UFRN sediou a SBPC anteriormente, sabemos que há uma participação massiva da sociedade, em todas as faixas etárias. Além disso, a Universidade defende que a SBPC é uma oportunidade para que os estudantes, sobretudo os da educação pública básica, tenham contato com a produção de conhecimento”, colocou.

Responsável pela apresentação, Emanuela Justino, servidora da Secretaria de Gestão de Projetos (SGP), ajustou junto aos representantes municipais qual será a dinâmica relativa às caravanas escolares. “Serão propiciadas visitas guiadas e certificados de visitação aos participantes. Fruto de orientação da própria SBPC, concentraremos a programação em um espaço específico na UFRN, para que possamos otimizar a participação das crianças”, colocou Justino. Além de Emanuela e do coordenador André Gurgel, a comissão organizadora também é composta por Carla Varela, Helaine Moura, Ana Kamila Azevedo, Eloisa Helena Dantas, Paulo Campos, Selma Jerônimo e Sidarta Ribeiro.

Uma das participantes da reunião, a Secretária-Adjunta da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Márcia Maria Gurgel Ribeiro, pontuou a importância de que os gestores de educação participem da construção da programação, para que tenhamos situações ajustadas às necessidades do estado. Ela acrescentou a relevância de acionar a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no movimento de envolver as secretarias de educação dos municípios do estado. Ao final, a comissão organizadora afirmou que será formada uma Comissão de Educação para a SBPC 2020. Este grupo será o responsável por receber as sugestões e encaixá-las no evento.