FELIPE DE ALMEIDA LA PORTA

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Lavras (2010) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista (2014), com estágio realizado durante o doutorado na Universitat Jaume I (2013) pelo período de 1 ano. Realizou estágio de Pós-Doutorado no CMDMC/UFSCAR (2014-2015) e no INAM/Universitat Jaume I (2018-2019). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Londrina) desde junho/2015, onde coordena o grupo de pesquisa em Nanotecnologia e Química Computacional (NanoQC). É orientador credenciado no programa de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM/UTFPR), no programa de pós-graduação em Química (PMDQUI/UEL) e contribui como revisor de vários periódicos internacionais. É autor ou co-autor de +65 artigos em periódicos especializados com mais de 1580 citações, fator H 23 e fator i10 41, e possui 14 capítulos de livro e 5 pedidos de patentes junto ao INPI. Foi um dos editores dos livros (Springer, 2017): "Recent Advances in Complex Functional Materials: From Design to Applications", (Springer, 2020): "Emerging Research in Science and Engineering based on advanced experimental and computational strategies" e (Springer, 2021): "Functional Properties of Advanced Engineering Materials and Biomolecules", que são atualmente uma das referências na área de materiais avançados. Atua na área de Química com ênfase na aplicação de metodologias teóricas e experimentais dedicadas ao desenvolvimento e a descoberta de novos materiais avançados com propriedades altamente direcionadas para uma ampla variedade de aplicações tecnológicas, desde sua concepção até a sua aplicação. Atualmente, é coordenador do programa de pós-graduação em ciência e engenharia de materiais (PPGCEM) da UTFPR.

Combinando a teoria e a prática no desenvolvimento de novos materiais avançados.

Historicamente, o desenvolvimento tecnológico sempre esteve intimamente relacionado ao design de um material específico. Notavelmente, esses materiais foram, no passado, projetados empiricamente, principalmente através de inúmeros erros e tentativas, usando uma estratégia popularmente conhecida como síntese combinatória. No entanto, esse caminho tradicional envolve altos custos e longas durações de tempo com um esforço considerável, além de gerar possibilidade de combinações quase que infinitas. Devido ao nível altamente desenvolvido de conceitos e ferramentas computacionais nas últimas décadas, em particular, o método de projetar e descobrir novos materiais mudou significativamente. Particularmente, estudos fundamentais baseados na sinergia entre teoria e prática podem orientar a descoberta e o desenvolvimento de novos funcionais materiais para aplicações em diversas tecnologias emergentes. Assim, o foco central desta apresentação será dedicado em explorar novas ideias para design de novos materiais com múltiplas funcionalidades, com a perspectiva de conciliar a teoria com a prática.